...O Blog Waz'ee... 2008-2009
Por Rafa Potter e visitantes.

Estilo Pinguim (Edição de Natal)

domingo, 18 de maio de 2008

Mascote Waz'ee!

Olá Pingüins! Assim como muitas empresas, o Waz'ee também tem um mascote! É o Jerboa!

Roedor arredio é filmado pela 1ª vez
Um mamífero ameaçado de extinção, o jerboa de orelhas longas, foi flagrado em vídeo pela primeira vez, por cientistas, no deserto de Gobi, na Mongólia. O minúsculo animal tem hábitos noturnos e pode ser encontrado em desertos na Mongólia e na China. Clique aqui para assistir à reportagem no site da BBC ou veja os vídeos atribuídos do Youtube, abaixo:




O pesquisador Jonathan Baillie, da Sociedade Zoológica de Londres, e que liderou a expedição que registrou as imagens do jerboa, disse que o vídeo está ajudando os pesquisadores a conhecerem melhor o misterioso animal. A espécie é classificada como ameaçada de extinção pela chamada "lista vermelha" do da União Mundial para Conservação (IUCN, na sigla em inglês). A entidade, criada em 1948, reúne 10 mil cientistas em 147 países e monitora o estado de mais de 41 mil espécies.
'Cangurus'
"Essas criaturas saltam como cangurus - é surpreendente observar. Pequenos pelos em seus pés, quase como botas para neve, permitem que saltem pela areia", explicou Baillie. Segundo ele, o jerboa é um dos animais com as maiores orelhas em relação ao corpo. O vídeo revelou que as criaturas passam o dia em túneis sob a areia e que elas se alimentam principalmente de insetos. "O jerboa de orelhas longas é um pouco como o Mickey Mouse do deserto", disse Baillie, que achou o animal "engraçadinho". A expedição forma parte do programa Edge, da Sociedade Zoológica de Londres, que se concentra em esforços para elaborar planos de conservação de animais que estão ameaçados de extinção e têm uma diferenciação evolutiva. O jerboa de orelhas longas está entre as dez espécies que o programa está examinando este ano. "Estas criaturas notáveis estão em vias de extinção e nós não sabemos quase nada sobre elas", advertiu Baillie. Ele acrescentou que é importante não deixar de lado os habitats desérticos em conservação. "Todo mundo pensa que o deserto é uma área totalmente desolada, sem biodiversidade, e com freqüência quando planos de conservação são feitos, os desertos são deixados de lado". "Mas existem algumas espécies notáveis no deserto, então nós precisamos realmente começar a prestar atenção neste ambiente."
Bom, agora já sabem. Todas as vezes que ouvir falar de um tal de "Mickey Mouse do deserto" lembre-se do Waz'ee!

Imagens:




Até mais Pingüins! [Postagem restaurada]

-W!

0 comentários:

Caixa de Novidades